A tabela acima mostra que a União Europeia, assim como os Estados Unidos e o Japão, constitui uma das principais potências do cenário econômico mundial. A posição de destaque em que se encontra o bloco europeu decorre principalmente do fato de seu PIB se equiparar ao dos Estados unidos e de seu comércio representar cerca de 39% do total mundial.
Essa expressividade econômica mundial alcançada pela União Europeia demonstra que a integração entre aqueles países obteve grande sucesso. Além de levar a Europa a uma condição de destaque no quadro econômico mundial, a consolidação da União Europeia é responsável por uma nova configuração no panorama geopolítico.
O fortalecimento do bloco, associado ao fim da Guerra Fria, vem contribuindo para o estreitamento dos laços políticos entre os países-membros, condição fundamental para evitar a ocorrência de conflitos no continente europeu. Até mesmo a inclusão de países ex-socialistas do Leste Europeu, como Polônia, Hungria e República Tcheca, indica que esse bloco se fortalecerá ainda mais num futuro próximo. Então, as cicatrizes ideológicas, deixadas por décadas de isolamento entre os países da Europa ocidental (capitalista) e oriental (socialista), poderão ser eliminadas do continente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário