segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que é o PAM?

O Programa alimentar mundial (PAM) é o ramo de ajuda alimentar das Nações Unidas e maior organização de ajuda humanitário do mundo, endereçamento de fome em todo o mundo. PAM fornece alimento, em média, 90 milhões de pessoas por ano, dos quais 58 milhões são crianças. De sua sede em Roma e mais de 80 escritórios regionais em todo o mundo, PAM trabalha para ajudar as pessoas que são incapazes de produzir ou obter suficiente alimento para si e suas famílias.
O PAM estabeleceu-se pela primeira vez na Conferência 1960 organização agrícola e a alimentação (FAO), quando George McGovern, diretor de programas de U.S. dos alimentos para a paz, propôs a criação de um programa de ajuda alimentar multilateral. PAM foi formalmente criado em 1963 pela FAO e a assembleia-geral das Nações Unidas por um período experimental de três anos. Em 1965, o programa foi prorrogado para servir de forma duradoura.


Organização

O PAM é governado por um Conselho Executivo, constituído por representantes dos 36 Estados-Membros. Josette sheeran é o atual diretor executivo, nomeado conjuntamente pelo Secretário geral da ONU e o Diretor-geral da FAO para um mandato de cinco anos. Ele dirige o Secretariado do PAM.
Pam possui uma equipe de 9,139 pessoas (2007) com 90% de funcionamento no campo.

Objetivos e estratégias

PAM se esforça para erradicar a fome e a desnutrição, com o objetivo final em mente de eliminar a necessidade de alimentar ajuda propriamente dito.
As estratégias de núcleo atrás de atividades PAM, de acordo com a sua declaração de missão, são fornecer ajuda alimentar à:

1.salvar vidas em refugiados e outras situações de emergência

2.melhorar a nutrição e a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis em momentos críticos em suas vidas

3.ajudar a construir activos e promover a auto-suficiência de pessoas pobres e comunidades, especialmente através de programas de obras de mão-de-obra

PAM da ajuda alimentar dirige-se também para combater as deficiências de micronutrientes, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna e combater a doença, incluindo o HIV e a AIDS. Programas de alimentação para trabalho ajudam a promover a estabilidade económica e ambiental e a produção agrícola.

 
                                                                                                      
                  Logotipo oficial
WFPlogo130.svg

Nenhum comentário:

Postar um comentário