sábado, 30 de abril de 2011

A vegetação da América desenvolvida.

  A variedade climática da América desenvolvida, aliada a outros fatores determinantes, como o relevo, proporciona a existência de formações vegetais diversificada, ainda que, atualmente, boa parte delas encontra-se intensamente transformada pela ação humana. Veja abaixo as principais formações vegetais da região.

Tundra:desenvolve-se durante o verão no extremo norte do Canadá e do Alasca, onde há clima frio polar, com invernos longos e rigorosos. É formada, sobretudo, por gramíneas, musgos e liquens.

Floresta boreal(taiga):predomina, sobretudo, nas regiões onde há o domínio de clima frio. Esta ao Sul da tundra e constitui-se principalmente de coníferas.

Florestas temperada e subtropical:desenvolve-se nas regiões de atuação de clima temperado, com estações do ano bem definidas(verões quentes e invernos frios) onde predominam árvores caducifólias.

Estepe e pradaria:em geral, encontram-se onde atua o clima semiárido, com verões moderados e, na maioria das vezes, longos períodos de seca. É o domínio das gramíneas e das plantas herbáceas.

Vegetação de altitude:ocorre em elevadas altitudes, sobretudo nas cadeias montanhosas a oeste, com características semelhantes às de clima frio. Nessas áreas há a presença de gramíneas, musgos e liquens.

Vegetação desértica:desenvolve-se em regiões de clima desértico, muito seco o ano todo. É o domínio das plantas xerófilas.

Vegetação mediterrânea:desenvolve-se em regiões de clima mediterrâneo, com temperaturas mais elevadas e com longa estação de seca. Caracteriza-se pelo predomínio de plantas de portes variados adaptadas a este tipo climático.

 Ausência de vegetação:compreende regiões de clima polar, com temperaturas  muito baixas e presença de geleiras eternas.

9 comentários: